Quais erros devo evitar ao tentar descobrir meu chamado?

Confira a segunda parte da entrevista com Anne Zaki, preletora confirmada do Encontro Sepal 2020

Para ler a primeira parte da entrevista com Anne Zaki, clique aqui.

Sepal: Quais erros uma pessoa deve evitar ao tentar descobrir seu chamado?

Anne Zaki: Esperar que a paixão apareça antes da ação! Ela só vem quando nos movemos em direção ao que devemos fazer, quando nos levantamos, trabalhamos e oramos. A paixão é o resultado da ação, não a causa dela.

E quais práticas são benéficas para quem deseja entender mais claramente aquilo que o move e entusiasma? O que diria ao leitor?

Esteja sempre aberto ao novo, postura que pode ser a chave para descobrir sua vocação.

Ao fazer algo pela primeira vez, vivenciamos certo desconforto e queremos desistir. Se isso acontecer, tenha paciência, dê a si mesmo a oportunidade de tentar uma ou duas vezes. Nessa dinâmica, você poderá se apaixonar pela atividade e decidir realizá-la pelo resto de sua vida.

Sendo assim, é importante lembrar-se de algo: sucesso não é necessariamente fazer o que você gosta, mas é também gostar do que está fazendo.

Em função do trabalho e das demais dificuldades do dia a dia, é possível que alguém se veja preso a uma atividade que não o completa, sentindo-se frustrado em relação à vida. O que diria a essa pessoa? Quais conselhos lhe daria para que lide com essa situação?

Não pense que a vontade de Deus para sua vida é algo extremamente específico. Ela é muito maior. Na Bíblia encontramos os parâmetros, as orientações de Deus para nós. Assim, podemos trafegar em diferentes oportunidades que nos são apresentadas para que sejamos úteis no Reino. Abra-se para ir além de seus pensamentos limitados, procure entender o que o Senhor fala nas Escrituras e escute outras pessoas que possam ajudá-lo a discernir a voz de Deus. Bata à porta e deixe que o Espírito Santo traga liberdade e paz ao seu coração.

Por que falar em propósito de vida é importante para a igreja? Quais são os benefícios dessa reflexão?

Uma igreja orientada por um propósito é formada por membros que encontraram um lugar em que podem servir, influenciando em seus membros, seu bairro, seu país e o mundo. Ela extrapola as paredes do edifício, buscando formas de mobilizar sua experiência, história e seus dons para gerar impacto agora e no futuro pela moldura da cruz e da ressurreição.

Uma igreja orientada por um propósito é formada por membros que encontraram um lugar em que podem servir, influenciando em seus membros, seu bairro, seu país e o mundo.

De que forma o relacionamento entre pessoas de diferentes gerações pode ser frutífero, sobretudo para os mais jovens?

O relacionamento de mentoria entre pessoas de diferentes gerações é altamente saudável, pois permite a transmissão de experiências diversas. Os mais vividos, o grande legado e conhecimento adquirido ao longo dos anos; os mais jovens, a força, o encorajamento e uma nova perspectiva em relação ao mundo atual, tecnológico e moderno. Precisamos uns dos outros na igreja. Assim, ela se torna, cresce e permanece forte.

No Encontro Sepal 2020, você falará sobre a questão do propósito de vida e da interação entre as gerações. Qual é a sua expectativa para o evento?

Como uma cristã egípcia, eu tenho um espaço especial no meu coração ocupado pelos missionários brasileiros. Durante a Primavera árabe e as revoluções dos anos 2011 e 2013, muitos missionários de países ocidentais deixaram o país. Contudo, muitos brasileiros e latinos decidiram permanecer, a pesar de todo o perigo. Isso fez que nos afeiçoássemos a eles. Dessa forma, gostaria de expressar meu agradecimento a todos que permaneceram conosco. Pretendo abençoá-los como vocês, brasileiros, nos abençoaram! •

Participe!

 
Clique aqui e garanta a sua inscrição no Encontro Sepal 2020!

Leia também:

Anne Zaki, teóloga egípcia, marca presença no Encontro Sepal 2020

Ministério e família. Como conciliar?

Segmentos menos evangelizados no Brasil


    Cleiton Oliveira"> Cleiton Oliveira
    Cleiton Oliveira é jornalista, tradutor e ghostwriter de autores brasileiros. Estrategista em comunicação externa e assessoria de imprensa, é colaborador de conteúdo para a Sepal. Criador do blog "Por toda a Terra - Mensagens de vida para as nações" (portodaaterra.com), escreve artigos que falam de esperança, transformação e fé.

    Leave A Comment