Em entrevista, Carolina Fedoruk, community manager da Christian Vision, fala sobre o potencial das tecnologias digitais para a proclamação do Evangelho

Por Cleiton Oliveira

Jesus disse:“Vocês receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em toda parte: em Jerusalém, em toda a Judeia, em Samaria e nos lugares mais distantes da terra” (At 1.8). Desde o momento em que o Senhor fez essa sublime promessa, grandes eventos viabilizaram o seu cumprimento.

Dos sistemas de transporte que possibilitam o trânsito de pessoas ao redor do globo às novas tecnologias que superam fronteiras a um clique, com o passar da história a Igreja tem utilizado tais facilidades para cumprir a sua missão de anunciar o Evangelho em todo o mundo.

Nesse contexto, a Internet figura entre as ferramentas mais eficazes para comunicar a Palavra de Deus. Somente no Brasil, 79,9 % da população possui acesso à rede, fixa ou móvel, número que segue crescendo. A cifra abrange 166 milhões de brasileiros, inclusive aqueles que vivem abaixo da linha da pobreza (IBGE). Ainda em 2018, esperava-se que mais da metade da população mundial já possuísse acesso à plataforma, um total de 3,9 bilhões de pessoas (ONU).

Justamente por entender que o ambiente on-line é um frutífero campo missionário, a Christian Vision (CV) tem usado a Internet e o Marketing Digital de forma criativa na propagação da mensagem de Cristo. Com o objetivo de alcançar 1 bilhão de pessoas, a organização mantém sites, aplicativos, recursos e programas por meio dos quais os usuários ou participantes podem conhecer o plano de salvação e ser conectados a uma igreja local. Com 31 anos de atividade, a CV possui mais de 350 colaboradores, espalhados em mais de 35 países, impactando milhões de vidas a cada ano.

Christian Vision no Encontro Sepal 2020

Carolina Fedoruk, community manager da CV no Brasil, estará no time de preletores convidados para o Encontro Sepal 2020. No evento, ela trará insights imprescindíveis para que pastores e líderes possam conhecer e utilizar as facilidades da Internet em seu ministério, sobretudo no contato com a nova geração.

Para que você, leitor, possa se preparar para o Encontro, compartilhamos a seguir a primeira parte de nossa entrevista exclusiva com Carolina. No bate-papo, ela fala em profundidade sobre os diferentes projetos da CV e traz à tona histórias e dados que elucidam o potencial das tecnologias digitais para anunciar o Evangelho a todas as nações.

Sepal: De que forma as estratégias do MKT digital são eficazes para a propagação do Evangelho, inclusive em ações com viés missionário e de proclamação além-fronteiras?

Carolina Fedoruk: Quando falamos em Marketing Digital na CV, estamos pensando em um conjunto de estratégias voltadas para a promoção do Evangelho na Internet. Focamos diferentes canais online e métodos inovadores que nos permitem analisar a eficácia das plataformas, dos conteúdos e temas abordados, tudo em tempo real! Isso só é possível por ser digital.

Hoje em dia, a Internet já está incorporada em nossas vidas de tal maneira que é quase impossível fazer qualquer coisa sem ela. Se pensarmos nas gerações Y e Z, essa realidade conectada pode ser ainda maior. Por isso, para nós, só é possível olhar para o objetivo de alcançar 1 bilhão de pessoas com a mensagem de Jesus porque enxergamos a Internet como um campo missionário, um ambiente sem fronteiras ou barreiras físicas, que nos permite falar e interagir com os usuários e conectar pessoas com igrejas ao redor do mundo.

Conte-nos um pouco sobre o yesHEis, o aplicativo gratuito que permite que cristãos compartilhem a fé com amigos que não conhecem Jesus. Como essa ferramenta funciona? Quais têm sido os resultados alcançados desde seu lançamento?

O aplicativo yesHEis existe desde 2011. Ele é uma plataforma com conteúdos em texto e vídeo, para compartilhar do jeito que o usuário quiser, seja em suas redes sociais ou WhatsApp. No entanto, o yesHEis é muito mais do que um aplicativo cheio de conteúdo: por meio dele queremos capacitar cristãos para que possam realizar conversas intencionais sobre sua fé em Jesus com seus amigos, a viver realmente uma “Vida em Missão 24/7” (ou seja, 24 horas do dia, 7 dias da semana). Com ele, queremos aumentar a confiança para o evangelismo.

Nós, cristãos, precisamos entender que fomos feitos para a Grande Comissão, e isso não tem lugar ou hora marcada, tem de ser o tempo todo, em qualquer lugar! Por essa razão, focamos muito nos relacionamentos com a comunidade do yesHEis. Assim, temos equipes preparadas e com o coração inclinado para ajudar os usuários do aplicativo em sua caminhada de aprendizado e evangelismo.

No ano de 2019, alcançamos a marca global de mais de 500 mil usuários ativos. Já são mais de 61.1 milhões de pessoas que ouviram a mensagem do Evangelho por uma das iniciativas digitais da CV, incluindo o app yesHEis.

“Nós, cristãos, precisamos entender que fomos feitos para a Grande Comissão, e isso não tem lugar ou hora marcada, tem de ser o tempo todo, em qualquer lugar!”

Além do yesHEis, vocês mantêm o CV Outreach, inovação que utiliza as mídias digitais para divulgar conteúdo cristão, conectar pessoas e incentivá-las a participar de uma igreja local. De que forma essa dinâmica tem extrapolado o ambiente virtual, favorecendo a criação de relacionamentos, o fortalecimento de comunidades e o evangelismo efetivo?

O CV Outreach é uma plataforma inovadora. Queríamos transformar todo esse universo digital em relacionamentos pessoais com as igrejas locais. Observamos que as pessoas ao redor do mundo estão procurando cada vez mais respostas no Google para seus problemas emocionais e espirituais. Sabemos disso, pois temos equipes dentro da CV que acompanham diariamente dados de diversas fontes digitais.

Como também somos produtores de conteúdos, queríamos de alguma forma estar presente nessas buscas e apresentar Jesus como resposta para tais problemas. Mas Deus nos levou além. Ele nos capacitou para desenvolver um mecanismo que, quando uma pessoa assiste a um conteúdo nosso pela busca do Google, também tem a possibilidade de enviar uma mensagem: a plataforma do CV Outreach identifica dentro da nossa base de parceiros — que hoje possui mais de 1.330 pessoas — qual igreja está mais próxima de quem a enviou. Assim, a direcionamos para a caixa de e-mail da igreja parceira.

É bem simples: quando alguém pesquisa um assunto relacionado a Deus, nós conseguimos colocá-lo em contato com o e-mail da igreja mais próxima. Dessa forma, estamos alcançando nossa missão de apresentar Jesus para pessoas e conectá-las às igrejas locais. Acreditamos que o relacionamento e o fortalecimento dos laços no Corpo de Cristo são fundamentais.

Tais serviços estão disponíveis no Brasil? Se sim, em quais localidades?  E como um interessado pode usá-los?

A CV tem mais de 20 projetos ativos em todo o mundo. Aqui no Brasil, estamos com o yesHEis e o CV Outreach, por enquanto. Já temos planos para trazer mais recursos digitais para equipar as igrejas no país.

Todos os projetos que a CV desenvolve são gratuitos e estão disponíveis a todos! Para igrejas que queiram se tornar parceiras do CV Outreach, basta acessar nosso site: www.cvoutreach.com.br e preencher o formulário. Temos uma equipe que cuida de todo o processo e treinamento das pessoas que vão responder às mensagens. Já o yesHEis está disponível nas plataformas Android e iOS, basta o usuário acessar a loja virtual e buscar por “yesHEis”. O aplicativo é único no mundo e contém conteúdos em português e em outras 19 línguas.

Clique aqui e garanta a sua inscrição no Encontro Sepal 2020!

Fique de olho!

Em breve publicaremos a segunda parte da entrevista exclusiva com Carolina Fedoruk, community manager da Christian Vision no Brasil. Não perca!

Leia também:

Segmentos menos evangelizados no Brasil

Anne Zaki, teóloga egípcia, marca presença no Encontro Sepal 2020

Ministério e família. Como conciliar?

    Cleiton Oliveira"> Cleiton Oliveira
    Cleiton Oliveira é jornalista, tradutor e ghostwriter de autores brasileiros. Estrategista em comunicação externa e assessoria de imprensa, é colaborador de conteúdo para a Sepal. Criador do blog "Por toda a Terra - Mensagens de vida para as nações" (portodaaterra.com), escreve artigos que falam de esperança, transformação e fé.

    Leave A Comment